Projeto Ana Gostosa

Quando a vida saudável escapa

Alguma coisa acontece que muda a sua rotina e a partir daí é mais prático pegar um pacote de pão no mercado para fazer um sanduíche que comprar legumes que dão trabalho pra preparar e cozinhar.

Model-Falls-on-Runway

A sua alimentação não é mais a mesma, você não tem mais tempo nem saco para manter o cardápio saudável. O stress se acumula e aquele doce parece uma boa solução para relaxar e ter um prazer momentâneo.

Como você não come mais com qualidade, a sua disposição está completamente diferente, então você procura mais o elevador e as escadas rolantes, pega táxi para distâncias curtas e o exercício começa a ficar cada vez mais esporádico. A cervejinha que era só de 15 em 15 dias passa a ser todo fim de semana, às vezes até no meio da semana, por que não? Você não come mais por estar com fome, come porque é a melhor forma de preencher o seu dia.

10

E aí surge aquele dia que, ao invés de ir na academia ou sair pra caminhar, você decidiu ficar na cama ou no sofá assistindo TV, porque você trabalhou tanto, está tudo tão difícil, você merece descansar.

O sofá e alimentos industrializados estão cada vez mais convidativos, a preguiça cada vez maior e disposição cada vez menor. Os cabelos começam a sofrer, a pele pede ajuda, espinhas começam a aparecer e o seu sono não é mais tranquilo como antes.

tumblr_njzlreG6N11qj4315o1_500

Você sofre, começa a se culpar e aí sofre mais um pouco por estar se culpando.

“Por que deixei a vida saudável de lado? Estes doces e alimentos compensam a minha falta de vitaminas? Será que eu realmente não podia ter acordado uma hora mais cedo?”

E nesse momento de auto flagelo mental você entra no ciclo de: Preciso começar a dieta amanhã > estou tão cansada hoje não > Preciso começar a dieta amanhã > estou tão cansada hoje não…

tumblr_nm45015tJP1sf4ytyo2_500

Até que chega aquele momento que você percebe que não está mais feliz consigo mesma, a vida saudável escapou por completo e você diz: Começo hoje, recomeço amanhã e depois. Não é a vida saudável que precisa de mim, eu que não sou mais eu sem viver de forma saudável.

tumblr_mxb2n676RZ1rx2yzlo3_400

Não há vergonha em tropeçar e ter de recomeçar, o triste é não recomeçar e viver com o fracasso de saber que esta vida não saudável foi escolha sua.

Recomece uma, duas, trezentas vezes, mas não desista de si.

41760-you-got-it-dude-gif-frxx1

Por que estou dizendo isso? Porque depois das minhas primeiras cirurgias corretivas para remover excesso de pele não consegui voltar pra academia da forma como gostava, ainda estou sem poder treinar pesado e isso me desmotivou muito mais que eu imaginava. Sem ter como aliviar o stress e passando por muitas dificuldades familiares e profissionais, acabei descontando minhas frustrações na alimentação, mas hoje retomei as rédeas da minha vida, decidi voltar a comer bem e estou muito feliz. Quem vem comigo?

Dica de saúde – Me ajuda a emagrecer?

Lá se vão 3 anos desde que comecei meu processo de mudança de vida. Emagreci muito, engordei pouco, emagreci de novo, passei por altos e baixos psicologicamente e emocionalmente, mas a verdade é que nunca desisti de manter os hábitos saudáveis, pois eu sei o quanto me fazem bem.

10376077_828708360523028_4142816406188247682_n

Porém, desde que fiz minha primeira bateria de cirurgias para remoção do excesso de pele e me vi forçada a repousar e não treinar pesado como gosto, acabei me entregando aos feitiços da comida pronta e industrializada. Ainda não como frituras e muitos doces ou grandes quantidades de qualquer coisa, mas infelizmente acabei saindo da linha saudável.

10931412_823697237690807_1669699049171632373_n

Qual foi o resultado?

Meu sono piorou, a insônia voltou, minha pele ficou horrível e cheia de espinhas, meus cabelos sofreram muito e meu intestino que era um reloginho está completamente desregulado. Isso me deixou muito triste e desanimada, porém, fui apresentada a um curso que está me ajudando a voltar a ter foco e empolgação com a vida saudável, dietas, exercícios e alimentos de qualidade.

Não sei se vocês sabem, mas há algum tempo fiz um curso chamado Produtividade Ninja, que gostei muito e me ajudou demais a organizar o meu lado financeiro e empreendedor. Tenho certeza que consegui terminar de escrever meu livro graças às dicas do Seiiti Arata.

Enquanto conversava com o Seiiti sobre o quanto o Produtividade Ninja tinha me ajudado e o quanto as pessoas me agradeciam por ter falado do curso, ele me contou que estava com um novo curso chamado Natugood que era voltado para a saúde e emagrecimento e queria minha opinião sobre as aulas.

Screen Shot 2015-03-31 at 18.28.42

A minha primeira reação foi de receio, pois eu evito indicar para vocês qualquer coisa que prometa milagres de emagrecimento. Durante esta minha experiência toda estou mostrando para vocês o quanto é difícil e como cada caso é diferente, por isso não há fórmula mágica.

Mas como confio muito no Seiiti e no seu trabalho, resolvi dar uma chance para o curso e já na minha primeira aula me apaixonei pelo conteúdo. Finalmente encontrei algo que pode SIM dar dicas importantes e reais para ajudar quem quer emagrecer. Posso afirmar com toda a certeza que aprovo o conteúdo e que vale a pena fazer o curso. Pode confiar na Tia Ana.

Screen Shot 2015-03-31 at 19.03.33

Eu estou na minha sétima aula e louca para continuar aprendendo. Sempre conto no meu twitter quando estou fazendo aulas e em breve passarei dicas em vídeo também, mas enquanto isso, que tal você conhecer o Seiiti e o que ele tem a ensinar? Clica aqui.

 

 

A Cicatriz #ProjetoAnaGostosa

cicatriz abdominoplastia

Durante 23 anos foi construída uma uma parede em minha volta que me afastava do mundo real e 3 anos para conseguir destruí-la tijolo por tijolo. Foram anos de dieta, exercícios, sacrifícios e sentimentos conturbados para emagrecer 38kg. Trinta e oito quilos de mágoas, traumas, medos e sofrimento acumulados em forma de gordura que se mostraram muito difíceis de eliminar.

Durante este tempo me expus para poder mostrar para as pessoas que era possível e, ao mesmo tempo que recebia muito apoio, muitos torceram para que desse errado. Muitos falaram que não ia adiantar e que eu engordaria tudo novamente. Muitos comentaram que mesmo depois de emagrecer eu continuava gorda e tentaram me menosprezar.

Não me entreguei. Lutei com toda a minha força e alma para que eles não vencessem e eu conseguisse me livrar de tudo que me prendia confortavelmente em um manto de tristezas, mentiras para mim mesma e comodismo.

Mas o que ninguém me contou é que mesmo depois de emagrecer esse peso todo, a Ana obesa e deprimida continuaria ali, abraçada em mim e a cada deslize ou dificuldade ela viria à tona, tentando me fazer comer meu stress e dormir meus problemas.

Essa Ana estava abraçada em excesso de pele, que deixaria meu corpo triste e lembraria todos os dias de que eu não era uma pessoa saudável, mas sim uma ex obesa, com um fantasma gordo tentando me fazer voltar para aquela vida.

Decidi fazer as cirurgias reparadoras e demorei dois anos para conseguir juntar todo dinheiro necessário. Neste tempo tive que voltar para Porto Alegre e lutar contra o sentimento de retrocesso, tive que abdicar da minha vida pessoal e sair menos, conversar menos, transar menos, aparecer menos e ser menos. Tive de lutar com a dúvida constante que me perguntava se tudo isso valeria a pena.

“A Ana anda muito triste. Só reclama por não conseguir fazer as cirurgias, isso não é grande coisa.”

Quase ninguém me entendia quando eu falava que sofria por ainda não ter feito minhas cirurgias. Ninguém entendia o que era ver um corpo feio com marcas do sofrimento passado expostas a cada banho. Nenhuma pessoa acreditou que fosse algo tão importante. Mas era. É.

Fiz minha primeira bateria de cirurgias e consegui me despedir da barriga e seios tristes. A sombra da Ana obesa está cada vez mais para trás e consigo, finalmente, ver uma pessoa vencedora que conseguiu chegar ao seu objetivo.

Fui uma adolescente/jovem machucada por bullying, tortura psicológica, opressão machista e tudo isso se tornou na minha maior ferida em forma de gordura. Depois das cirurgias ganhei uma cicatriz gigante em forma de sorriso pela qual estou apaixonada.

E agora, feliz como estou, posso dizer finalmente: Estou cicatrizada, em todos os sentidos.

11081201_858387384221792_5102739685835707854_n

A Ana obesa ainda está aqui agarrada nos meus braços, mas assim que der faço as outras cirurgias e me renovo completamente.

“Logo mais amanhã já vem. Chega dessa pele, é hora de trocar…”

Treino na academia: Você está fazendo isso errado

Essas pessoas não fazem a mínima ideia do que estão fazendo na academia. Espero que elas estejam se divertindo pelo menos. Confesso que quando comecei a fazer a academia me sentia exatamente assim.

how_to_use_the_gym_01

how_to_use_the_gym_34

how_to_use_the_gym_02

how_to_use_the_gym_27 how_to_use_the_gym_05 how_to_use_the_gym_10

how_to_use_the_gym_33

how_to_use_the_gym_12 how_to_use_the_gym_16

how_to_use_the_gym_30

how_to_use_the_gym_19 how_to_use_the_gym_31

Só depois não pode reclamar que não vê resultado né? Santos professores que nos ajudam na academia! Beijo pro povo da ACM que sempre me ajuda quando estou fazendo uma besteira dessas!!

 

 

 

#VivaPositivamente – Um outro lado da Coca-Cola

Hoje vamos conversar sobre um outro lado da Coca-Cola que conheci, mas antes de tudo, acho legal deixar claro que este não é um post publicitário, não estou sendo paga para falar sobre isso, estou deixando minha opinião aqui porque acho realmente importante.

viva-positivamente

Há algum tempo tenho participado de alguns eventos da Coca-Cola e a primeira reação que recebi de alguns seguidores foi “AINNN ANA!!! Como você está falando sobre a Coca-Cola?? Você fala sobre saúde e emagrecimento! Não pode participar disso!”. Confesso para vocês que para mim também foi uma surpresa muito grande ser convidada pela marca e agora posso dizer que me sinto muito feliz por ter acontecido.

Sabe por quê?! Porque pude conhecer um outro lado da Coca-Cola que eu não fazia ideia que existia.

Sempre pensei na Coca-Cola como “um monstro imperialista norte-americano” ou, como muitos acabam pensando “grande responsável pela obesidade mundial”. Por isso quando falei que estava indo a eventos oferecidos por eles, muitos acabaram torcendo o nariz para mim. A primeira coisa que preciso dizer é: CALMA, GALERA!

Tenho aprendido cada vez mais em cada evento que participo e é por isso que venho falar com vocês. O #VivaPositivamente é uma plataforma incrível da Coca-Cola para falar sobre sustentabilidade, cuidados com o meio ambiente e saúde também. Sim! Saúde! Além de ter material online disponível, a empresa promove encontros para falar sobre estes assuntos com pessoas influentes em cada meio (blogueiros e formadores de opinião em sustentabilidade, saúde,etc) para que as informações possam chegar o mais longe possível. Obrigada por tornar isso possível, internet!

10313354_532792433487057_6466537716628264419_n

Estes encontros são justamente para mostrar que a Coca-Cola se preocupa com saúde e o seu impacto ambiental tanto quanto nós. Então clap clap clap pra eles! Realmente fiquei feliz em saber isso!

(mais…)

O sol por trás das nuvens

o sol por trás

 

Se quiser, pode apertar o play.

Foram tantos dias cinzas e de chuva que eu praticamente havia esquecido da existência do sol. Muito frios, úmidos e escuros, com uma energia pesada que me deixava naturalmente triste e sem vontade de fazer qualquer coisa. Hoje o sol finalmente saiu. Acordei cedo e decidi pegar o caminho mais longo para a academia, simplesmente para aproveitar a luz e o calor.

Aí, ao ler isso, você pergunta “Mas Ana! Por que você está falando do sol? Isso realmente importa?” e a minha resposta é: importa e muito, eu já explico por quê.

Há alguns dias alguém me perguntou qual foi o momento mais difícil do #ProjetoAnaGostosa e eu respondi que é o momento em que me encontro agora.
Comecei meu processo de emagrecimento em 2012 e depois de 1 ano e meio, 38kgs e muitas outras conquistas, eu me senti estagnada, enfrentando dias nublados.
Desde ano passado, meu corpo não diminuiu mais, as pessoas passaram a exigir novas mudanças e o excesso de pele se transformou em um pesadelo diário. Eu não gostava mais de mim, tanto por fora quanto por dentro. Minha autoestima caiu de forma absurda e não sabia mais como lutar.
Comecei a enfrentar problemas com pessoas que julgavam minha forma de ser e me expressar imprópria e eu comecei a me entregar, estava cansada.
Meus dias começaram a ser cada vez mais nublados e quis desistir de tudo, pois não estava mais aguentando a pressão que vinha por todos os lados, tanto da família quanto do público e de mim mesma.
Passei a chover pelos olhos sempre que me encontrava sozinha. Nada me entristecia mais que saber que eu mesma me considerava uma pessoa fraca e sem força de vontade.
Me senti à deriva, enfrentando enchentes dentro de mim, mas mesmo quase me afogando, não parei de trabalhar e continuei correndo atrás do que queria. Hoje posso dizer que o sol nasceu dentro de mim novamente.

Sabe por quê?

Eu estava tão tomada pelos meus dias nublados que havia esquecido completamente que o sol, apesar de não aparecer, ainda se esconde por trás das nuvens e ele só esperava o momento certo para brilhar. Eu estava tão preocupada com as pressões do futuro que havia esquecido dos objetivos do passado e por isso meu presente era insuportável de viver. Por não prestar atenção no meu próprio caminho e me render à pressão dos resultados imediatos eu me senti incapaz e triste comigo mesma.
Mas agora tenho a felicidade de dizer que todo o trabalho que fiz, regado de muito sofrimento, se encaminha para ser compensado.

Que tal recaptular o que eu pretendia quando comecei minha jornada? Bora!
Mudar de vida: check
Emagrecer e ser saudável: check
Morar em uma cidade grande e sobreviver nela: check
Me tornar uma mulher independente e viver por mim: check
Escrever um livro: check
Viver da minha arte: check
Dinheiro para plástica de remoção de excesso de pele: motherfucking check!
Através do meu exemplo, ajudar a mudar a vida das pessoas: OH YEAH BABY CHECK THAT SHIT!!
Finalmente, depois desse tempo todo.

Não sei como cabe tanta felicidade em mim em saber que falta muito pouco para concluir todos os meus sonhos, agora é hora de me deixar levar e sonhar cada vez mais alto. Porque pode parecer difícil, ou até impossível, mas agora eu tenho certeza que se quiser, eu chego lá.

Não deixe que dias nublados façam você esquecer do sol por trás das nuvens. Continue sempre buscando seus objetivos, mesmo que pareça que você vai se afogar em sua própria chuva. Tome o caminho mais longo, pois você aprende muito enquanto ele está escuro e depois, quando o sol chegar, pode caminhar aproveitando toda sua luz e calor.

O sol está ali, mais cedo ou mais tarde ele brilha, não há chuva que dure pra sempre.