Como manter as crianças seguras em uma viagem de carro

Como manter as crianças seguras em uma viagem de carro

Durante as férias é muito comum planejar viagens para ter um tempo mais próximo e calmo com a família. Seja praia ou casa no campo, os preparativos do que levar durante o trajeto tornam os dias antes da viagem bem agitados para não esquecer nada.

Porém, a atenção na segurança das crianças durante o passeio é primordial. Está entre as principais preocupações que os pais devem ter para realizarem uma viagem mais tranquila. Entre os cuidados também incluem orientações a elas que dependendo da idade devem se conscientizar dos comportamentos adequados para sua própria segurança.

Por isso, segue uma lista de verificações e cuidados que não podem deixar se serem feitos antes da pegar estrada.

Cadeirinha

Além do uso ser obrigatório por lei, a cadeirinha torna o transporte da criança mais seguro e confortável. Para cada idade ou peso tem um tamanho adequado do acessório. Por isso, a importância de obedecer as regras padrão de cada cadeirinha e seus cuidados.

  • Para bebês de até 1 ano de idade ou peso de até 13kg o correto é o uso do bebê conforto. A forma correta de encaixe é sempre no banco traseiro e de costas, ou seja, virado para o porta malas do veículo.
  • Crianças de 1 a 4 anos de idade (entre 9 e 18kg) o adequado é o uso de cadeira para auto no banco de trás, mas agora virada para frente.
  • Crianças com 4 a 7 anos e meio de idade (18 a 36 kg) devem usar um assento de elevação, com ou sem encosto, no banco de trás do carro e se utilizar do cinto de segurança de 3 pontos.
  • Entre 7 anos e meio a 10 anos devem sempre viajar no banco traseiro se utilizando do cinto de 3 pontos. Caso a criança não tenha atingido uma altura mínima de 1,45 metros é indicado o uso do booster.

Outro detalhe que os pais devem se atentar é no selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). A cadeirinha que apresenta esse registro tem a segurança confirmada por esse orgão.

Para bebês com até 13 kg e principalmente os recém-nascidos, o uso do bebê conforto é o indicado por oferecer conforto, segurança e tamanho correto. Sendo ideal para criança de até 1 ano deve ser usado do lado contrário ao movimento do carro.

Já a cadeira para auto é adequada para crianças com peso de até 25 kg. Algumas oferecem até 3 posições de inclinação. Para essa modalidade de cadeirinha existe o protetor de pescoço infantil Napup que é um acessório que é fixado a cadeirinha para não deixar o pescoço e cabeça da criança caírem para frente.

Protetor de Pescoço infantil
protetor de pescoço infantil

O uso do booster ou assento de elevação é outra opção para crianças que precisam usar o cinto de segurança do automóvel, porém devido ao tamanho precisam de um suporte. Ele deixa a criança adaptável na altura certa e desejada.

Outro detalhe que os pais não devem deixar de pensar é nas travas de segurança das portas traseiras do carro. Durante o trajeto é necessário com que elas fiquem travadas para evitar que abram por diversas razões com o carro em movimento.

 

Paradas durante a viagem

Durante as viagens muito longas é sempre aconselhável parar em locais seguros para distrair um pouco as crianças. Trajetos demorados deixam elas entediadas resultando em exaustão para os pais que logo percebem a agitação delas no carro.

Por isso, realize paradas em lugares que dê para a criança se distrair e descansar.   Enquanto isso, realizem uma alimentação leve e bebam líquidos, pois também é aconselhável.

Aproveite esse tempo com a criança brincando com ela e mostrando a paisagem do local. Também é um tempo de distração para o condutor do veículo aproveitar e esticar as pernas.

Dicas extras

Não se esqueça de produtos úteis e importantes para a viagem como:

  • Protetor solar
  • Repelentes
  • Alimentos e lanchinhos rápidos e práticos – Dependendo do tempo de viagem, as crianças precisam se alimentar bem e beber água. No caso dos bebês lembre-se sempre das papinhas, leite e como já dito água.
  • Já os cuidados com os recém-nascidos devem ser dobrados principalmente em viagens longas. Esteja sempre do lado do bebê durante o trajeto e observe de tempo em tempo se ele está bem.

Essas dicas ajudarão a sua família a realizar uma boa viagem com momentos prazerosos e saudáveis.

Artigo escrito por:

Eliane Honorato – Jornalista, formada na PUC-Campinas, possui experiência como correspondente internacional, repórter em mídias impressas e digitais. É assessora de imprensa no e-commerce Petit Papillon Bebê & Criança.