Dicas de ouro para arrasar na hora de cozinhar

Dicas de ouro para arrasar na hora de cozinhar

Esse artigo é voltado tanto para quem é iniciante na cozinha quanto para as mais experientes. Afinal, quando vamos para as panelas, queremos fazer algo que todos gostem e elogiem, não é mesmo?

Para arrasar nas receitas, existem sim várias dicas, cuidados e até truques que vão te ajudar a fazer pratos cada vez melhores. E aqui também vale aquele ditado: a prática leva á perfeição!

Fez algum prato que não ficou bom? O arroz não ficou soltinho? O bolo não ficou igual o da receita? O que importa nesses casos é não desistir e não desanimar!

Até as melhores cozinheiras já falharam. E se você quer ser uma boa cozinheira e arrasar na cozinha, você precisa ter isso em mente.

Se o resultado não ficou tão bom, sem problemas! Na próxima vez, procure outra receita ou tente usar ingredientes um pouco melhores. Testando, mudando… é assim que você vai identificar onde errou para não errar mais.

Outra dica importante: cozinhar é uma atividade que pode levar tempo e dar algum trabalho, dependendo do grau de dificuldade do prato. Para muitas, isso pode ser estressante. E não pode!

Ao preparar um prato, você deve estar tranquila, com tempo e cabeça boa para focar no que está fazendo. E nada de pressa ou estresse! Como diz minha avó: “os sentimentos passam para a comida e isso faz ela desandar”!

Aproveite, capriche… e desfrute! Lembre-se que você está cozinhando para você e para as pessoas que ama!

Listamos aqui algumas dicas pontuais para arrasar na hora de fazer alguns pratos:

Arroz perfeito e soltinho

Para deixar o arroz soltinho, use água quente na hora de preparar para agilizar o cozimento.

Outra dica é colocar um pouquinho de manteiga no arroz que está cozinhando. Vai dar um saborzinho a mais, e deixá-lo soltinho! 

Outra dica legal: se a receita pede para alternar entre líquidos e secos, comece sempre pela farinha.

Feijão delicioso

Dica de ouro para engrossar o caldo do feijão: tire a medida de uma concha do feijão cozido, amasse e volte para a panela, deixando por mais alguns minutos.

Coloque o sal apenas no final.

Bolo super fofinho 

Obviamente, para as receitas de bolos caseiros perfeitos, você não deve deixar faltar nenhum ingrediente indicado na receita. Aqueça o forno antes, e assim que terminar a massa, coloque imediatamente para assar.

Leite, água… use sempre ingredientes na temperatura ambiente, jamais gelados. Isso vale para o fermento também!

Dica para o bolo de chocolate: se quer deixá-lo com uma cor mais avermelhada, acrescente à massa uma colher de sobremesa de bicarbonato de sódio.

Para uma carne macia e suculenta

Use produtos amaciantes de carne, encontrados facilmente nos supermercados. Se não tiver, pode ainda acrescentar à carne 1 colher (sobremesa) de fermento em pó na hora de cozinhar.

Para um omelete perfeito

A dica é bater as claras e as gemas separadamente e juntar depois.

Salada de legumes bem colorida

Para fazer uma salada colorida com verduras e legumes, cozinhe eles no vapor. Isso vai deixá-los mais coloridos e garantir seu sabor e seus nutrientes.

Essas foram só algumas dicas de preparos mais populares. Existem ainda muitas outras e conforme você vai adquirindo experiências e conhecimentos, você mesma vai saber o que fazer para melhorar não só a aparência como o sabor dos seus pratos.

Lembre-se: cozinhar é uma forma de amar os outros. Ao preparar alimentos para outras pessoas, você está não só fazendo o necessário, mas também agradando as pessoas com quem você se importa.

Então, vale a pena caprichar e fazer tudo com muito amor. Com certeza essa é a maior característica das melhores cozinheiras.

Espero que tenha gostado dessas dicas. Não esquece de deixar seu comentário!