Porque contratar um VPS para hospedar seu site?

O que é hospedagem VPS? Quais são os benefícios da hospedagem VPS gerenciada?

Neste artigo você aprenderá o que é o VPS e também porque você deve contratar um plano VPS para seu site.

Hospedagem VPS

Neste artigo, abordaremos os conceitos básicos da hospedagem VPS.

Antes de entrar nisso, primeiro é essencial ter um entendimento básico sobre o que é uma hospedagem na Web e os diferentes tipos de hospedagem.

Hospedagem significa que os arquivos de um site estão sendo armazenados em um servidor conectado à Internet, para que as pessoas possam acessar, baixar, converter e ler esses arquivos pelo navegador.

Um servidor é a mesma coisa que um computador, mas muito mais poderoso, permitindo que muitas e muitas pessoas acessem os mesmos dados ao mesmo tempo.

Um host é a empresa que fornece acesso ao servidor no qual você armazena os arquivos do site.

Além do acesso ao hardware, eles também fornecem serviços adicionais, como gerenciamento de servidores, backups, criação de sites, verificação de malware e muito mais.

Geralmente, existem quatro tipos diferentes de hospedagem na web: Compartilhada, Virtual Private Server (VPS), Dedicada e Cloud Hosting.

Embora todos os tipos de servidores de hospedagem atuem como um centro de armazenamento para o seu site, eles diferem na quantidade de capacidade de armazenamento, controle, velocidade do servidor, confiabilidade etc.

Hospedagem compartilhada é basicamente uma hospedagem básica, em que seu site compartilha recursos com outros sites em um único servidor.

Com hospedagem dedicada, você pode hospedar seu site e serviços dedicados exclusivamente a você.

A hospedagem VPS fica entre a hospedagem compartilhada e a dedicada.

O VPS é um servidor em si, mas basicamente um servidor virtual dividido em compartimentos virtuais.

Ele possui sua própria cópia de um sistema operacional e uma quantidade definida de recursos alocados.

Você poderia dizer que o VPS é uma hospedagem compartilhada com recursos dedicados, mas em um ambiente diferente e mais flexível.

Hospedagem em nuvem é a mais recente forma de hospedagem que se tornou extremamente popular nos últimos anos.

O principal conceito de hospedagem na nuvem é “Dividir e governar” – os recursos necessários para manter seu site estão espalhados por mais de um servidor web.

Neste artigo, discutiremos apenas sobre a hospedagem VPS. Como mencionado, com um VPS, você terá controle total como faria com um servidor dedicado e, o mais importante, terá todos os recursos dedicados necessários.

Isso significa que você não estará compartilhando recursos preciosos (como RAM) com outras pessoas no mesmo servidor.

Quais são os benefícios do VPS Hosting?

A hospedagem VPS oferece a possibilidade de oferecer hospedagem compartilhada e, ao mesmo tempo, oferece mais poder e controle como um servidor dedicado.

Resumo dos benefícios do VPS:

  • Custo consideravelmente menor que um plano de hospedagem dedicado.
  • Desempenho garantido com RAM expansível: em um servidor VPS, você tem quantidades dedicadas de RAM disponíveis a qualquer momento. Ao contrário da hospedagem compartilhada, não há mais ninguém no servidor que possa utilizar toda a RAM quando você mais precisar!
  • Controle: Ao reiniciar um sistema durante a instalação de aplicativos para servidor, o servidor VPS não afeta os outros e pode ser reiniciado a qualquer momento. Pode-se atualizar, fazer o downgrade e atualizar o software por conta própria, o usuário tem controle total na hospedagem VPS.
  • Personalização: na hospedagem VPS, como a partição do servidor é isolada e os dados são armazenados em um local centralizado, é possível personalizar e configurar o ambiente exatamente da maneira que eles desejam.

Hospedagem VPS não gerenciada e gerenciada

Existem basicamente dois tipos de hospedagem VPS em termos de gerenciamento e suporte: hospedagem VPS não gerenciada e gerenciada.

Em um ambiente VPS não gerenciado, toda a administração do servidor e as responsabilidades da configuração e gerenciamento necessários do servidor virtual são de responsabilidade do usuário final.

Os usuários precisam ter algum conhecimento em administração de servidores Linux.

A segurança de um servidor virtual não gerenciado também é de responsabilidade do usuário.

No ambiente VPS gerenciado, o provedor de serviços assume a responsabilidade de gerenciar seu servidor, que inclui administração, configuração etc.

Portanto, no caso de problemas técnicos, você não precisa lidar com isso, pois tudo será tratado pelo provedor de serviços.

Com a hospedagem gerenciada, você poderá se concentrar mais nos seus negócios, em vez de lidar com as complexidades técnicas.

Espero que agora você tenha uma ideia sobre os dois tipos de servidores virtuais privados.

Ambos os tipos de VPSs têm suas próprias vantagens e desvantagens.

Aqui, para entendê-los melhor, veremos as vantagens e desvantagens dos servidores privados virtuais gerenciados e não gerenciados.

Vantagens e desvantagens dos servidores privados virtuais gerenciados e não gerenciados

Poucas vantagens de hospedagem VPS não gerenciada são:

  • Econômica financeiramente;
  • Você tem total poder administrativo e ninguém mais pode acessar suas informações;
  • Você pode transferir funções administrativas para um especialista externo, pois o trabalho é bastante trabalhoso e geralmente especializado.

Poucas desvantagens da hospedagem VPS não gerenciada são:

  • Você não pode seguir em frente com um VPS não gerenciado, a menos que seja um especialista em gerenciamento de servidores da Web, e as etapas começam na instalação do software para manter o software atualizado e a salvo de possíveis ataques;
  • O suporte técnico do VPS não gerenciado limita-se a falhas puramente técnicas que ocorrem no final do host da Web, e você terá que cuidar de tudo o mais que obstrua o funcionamento do servidor ou site.

Poucas vantagens de hospedagem VPS gerenciada são:

  • Os tempos de inatividade são próximos de zero, pois você recebe um mecanismo e infraestrutura tolerantes a falhas;
  • Você raramente precisa ficar tenso com a seção de segurança do seu servidor; A equipe de gerenciamento de seu host da web cuidará das verificações de vulnerabilidades, patches de segurança necessários e atualizações essenciais, de forma que você possa proteger seus sites ou blogs contra possíveis ataques;
  • O suporte pode ser solicitado 24 horas por dia, 7 dias por semana, durante todo o ano.

Poucas desvantagens da hospedagem VPS gerenciada são:

  • Comparativamente, o preço é alto, mas se você é uma empresa de pequeno porte, ainda custaria muito mais contratar funcionários extras; os custos de VPS ainda gerenciados são mais caros do que não gerenciados.
  • Se você pensa em alterar alguns aplicativos ou SO no meio do processo, isso não será possível com alguns provedores de VPS gerenciados.
  • A configuração inicial também pode levar muito tempo para obter o equipamento e o software.

VPS gerenciado ou VPS não gerenciado – Qual é o melhor para você?

Se considerarmos o caso do VPS gerenciado, é uma opção para aqueles que não desejam gastar tanto tempo na seção de administrador do seu servidor.

Como oferece suporte de alto nível a partir do serviço de hospedagem na web, você pode esquecer completamente as atualizações e patches.

No entanto, para obter todos esses recursos, você terá que pagar algo mais, o que é bastante óbvio e razoável.

Por outro lado, os servidores privados virtuais não gerenciados são para aqueles que buscam o nível ideal de personalização e a capacidade de expandir!

No entanto, um VPS não gerenciado precisa ser um especialista em gerenciamento de servidores, pois você terá que cuidar de atualizações, patches de segurança e tudo mais.

No entanto, quando comparado à hospedagem gerenciada, os preços e os planos para o VPS não gerenciado são bastante baixos.

Portanto, se você tiver tempo suficiente para gastar e possuir experiência em gerenciamento de servidores, o Virtual Private Server não gerenciado é uma ótima solução.