Porque é importante investir em presença digital

investir em presença digital

Você sabe o que significa presença digital? Presença digital é poder ser encontrado na internet através de sites, redes sociais e até mesmo nos mecanismos de pesquisa.

Construir sua presença digital significa transmitir credibilidade para seu público. Mesmo com alto volume de pessoas e empresas no meio digital, vale a pena investir em sua presença digital.

Você pode construir sua presença digital através de:

  • Site e/ou e-commerce;
  • Redes sociais;
  • Motores de busca;
  • Mídia paga.

Hoje em dia, quem decide empreender precisa apostar na presença digital. É praticamente impossível ter um negócio e não estar em pelo menos 1 meio online. Isso porque a internet mudou completamente nossos hábitos e mais da metade da população já faz suas compras online.

A grande vantagem de investir em presença digital é a gama de plataformas e ferramentas disponíveis. Com o avanço da tecnologia, toda estratégia pode ser analisada e mensurada facilmente.

Antigamente era comum produzir peças publicitárias, banners e panfletos para divulgação de uma marca. Atualmente a maior e melhor referência é ser encontrado pelo Google. Isso, lógico, seguido de boas avaliações de seus clientes.

Presença digital não é apenas estar registrado em todas as redes sociais ou possuir um site. É preciso criar e manter um bom relacionamento com seu público para que sua marca continue crescendo com força.

Investir em presença digital é uma decisão acertada. Se você ainda não fez isso, agora é hora de começar.

Dicas para construir sua presença digital

Agora que você já sabe o que é presença digital e sua importância, é hora de colocar em prática. De nada adianta apenas construir um perfil e colocar todas as informações nele e achar que tudo já está feito.

É preciso dedicação para que sua marca cresça a cada dia. Além do mais é importante dedicar atenção especial ao seu público já existente. Responda todos os questionamentos e seja cordial.

Confira algumas dicas para você construir sua presença online.

Defina seu objetivo

Trace seus objetivos e trabalhe para atingi-los. Não invista em presença digital apenas porque todos fazem, inclusive seu concorrente.

Uma presença digital de sucesso está ligada a objetivos claros. Esse é o caminho certo. Quando temos objetivos definidos sabemos quais ações devem ser feitas para atingir o alvo.

Identifique o público alvo

É importante identificar seu público alvo e persona. Nem sempre o público que compra diretamente com você será o mesmo que irá comprar pela internet.

Entendo seu público alvo, é possível monitorar os seguintes passos:

  • Qual rede social ele está presente;
  • Qual tipo de conteúdo mais o agrada;
  • Frequência e horário de postagens;
  • Utilizar linguagem apropriada.

Com a definição da persona é possível conseguir um perfil mais detalhado e dessa forma utilizar uma comunicação mais próxima, conversando de um para um.

Tenha um atendimento personalizado

Procure humanizar todos os atendimentos de sua empresa. Mesmo aqueles que forem programados por chatbots. Desenvolva scripts que se assemelhem ao máximo de uma conversa humana.

Apesar de sua marca ser algo comercial lembre-se que pessoas compram de outras pessoas. Por isso, seu público estará mais receptivo se seu atendimento também for o mais humano possível.

Empresas que só atendem com respostas automáticas e prontas, são fortemente criticadas pelos clientes. Aposte em personalização e deixe sua marca ser única.

Tenha conteúdos de qualidade

Não importa qual será o canal que você irá utilizar. Foque em entregar conteúdos que tenham qualidade e sejam relevantes para seu público.

Mesmo que seu objetivo seja aumentar sua cartela de clientes, isso só acontecerá se você ajudar seu público de alguma maneira. Entregue conteúdos de valor ao invés de empurrar promoções e novidades a todo tempo.

Quando você foca em ajudar seu público, você cria uma conexão e vender será apenas uma consequência. Afinal o cliente irá comprar de quem passar mais confiança para ele.

Quando você oferece valor, você prova que sua marca sabe do que está falando. Isso é crucial para uma decisão de compra.

Estruture suas redes sociais

Crie perfis completos e profissionais em todas as redes que achar relevante para atingir seu público. Faça esforços para crescer sua audiência e conseguir muitos seguidores. Você pode comprar seguidores no Instagram se desejar.

Uma boa estratégia para ganhar seguidores é investir em vídeos. É possível hospedar vídeos em qualquer site ou rede social. Algumas vantagens do vídeo:

  • É responsivo;
  • Facilmente compartilhável;
  • Fácil compreensão;
  • Mantêm audiência em seu canal por mais tempo;
  • Aumenta o engajamento com seu público.

Criar e manter sua presença digital é extremamente importante nos dias de hoje. Lembre-se de preencher todas as informações necessárias e mantê-las atualizadas. Dessa forma, seu público poderá se conectar com você de maneira simples e rápida.

Por fim, trabalhe para aumentar e manter muitos seguidores em suas redes sociais. Isso é muito importante para manter sua audiência engajada com sua marca.